01. O que é Taekwondo?

Taekwondo significa “caminho dos pés e dos punhos”, sendo por tanto, considerado uma filosofia vivenciada através de técnicas corporais de combate (pés e punhos).

02. O Taekwondo só tem chutes?

Não, os chutes são o que o Taekwondo tem de mais espetacular em seu currículo, sendo desta forma, muito enfatizados por regras de competições e em demonstrações. Isto, contudo, cria a falsa aparência de que o Taekwondo se resume apenas a chutes.

03. Mas então, o que o Taekwondo tem além dos chutes?

É uma arte marcial completa, onde são trabalhados, além dos chutes, os mais diversos golpes de mão, de cotovelo e de joelhos; além de defesas, rasteiras, projeções e torções.

04. Do que é constituído o Taekwondo?

É constituído de técnicas básicas, formas, quebramento, luta e defesa pessoal. Além de meditação, técnicas de respiração e noções da cultura e da língua coreana.

05. O Taekwondo é eficaz como defesa pessoal?

Sim, e é um método simples, acessível a qualquer pessoa, independente de sexo ou condicionamento. Ensinamos a prevenir e a lidar contra todo o tipo de ataques, inclusive de armas e em situações adversas como sentado e deitado.

06. Quem pode praticar Taekwondo?

Todas as pessoas, independente do condicionamento físico, de ambos os sexos, que queiram aprender a se defender, praticar uma atividade física interessante, conhecer uma outra cultura fascinante ou se aprofundar em uma das artes marciais mais praticadas do mundo.

07. Como são as aulas? Existe algum perigo de me machucar?

As aulas têm duração de 1h30 e são feitas em turmas reduzidas para melhor atendermos as necessidades dos alunos. Preocupamos-nos em criar um ambiente agradável, de respeito aos limites individuais e de cooperação, onde o mais importante seja o bem estar do aluno. Os riscos de se machucarem são os mesmos de qualquer outro esporte como o vôlei e o basquete.

08. Aprenderei mais do que lutar?

Sim, os princípios do Taekwondo são profundamente arraigados no pensamento oriental, como o taoísmo, o confucionismo e o seon (zen) budismo. A sua prática sincera não só aprimora o físico como também possibilita uma maior compreensão da natureza humana.

09. Quais os benefícios?

Nas aulas, são trabalhados exercícios de aquecimento, alongamento, respiração e relaxamento. A sua prática regular fortalece os músculos, reduz a gordura corporal e melhora a flexibilidade, a coordenação motora e as funções cardiorespiratórias.

10. Qual o objetivo das aulas de Taekwondo da Oriente Academia? Sou obrigado a competir?

Não, não é obrigado a competir. Temos uma estrutura pedagógica pioneira, onde existe um currículo básico comum para todos e vários temas complementares como luta esportiva, defesa pessoal, filosofia e armas tradicionais coreanas que o aluno aprende conforme o seu interesse e progressão. Contamos também com amplo material pedagógico (apostilas, DVDs, revistas, etc.) que estão à disposição de todos.

Ver mais fotos

Ver professor

Ver vĂ­deos