01. O Tai Chi Chuan é uma ginástica?
R: O Tai Chi é em sua origem uma arte marcial, desenvolvida de forma que pode ser trabalhada tanto como defesa pessoal como ginástica.

02. Pessoas com problemas articulares/musculares/etc podem praticar?
R: Os exercícios do Tai Chi e da Ginástica Chinesa (técnicas complementares dadas na aula) são tão abrangentes, que pessoas com qualquer tipo de dificuldade podem se beneficiar de sua prática.

03. Preciso de alguma roupa especial para treinar?
R: Na academia temos um uniforme comum (calça e camiseta), pois assim, nos identificamos como colegas. Contudo, a grande maioria dos exercícios não requer uniforme específico, podendo ser trabalhados inclusive com roupa social, em um intervalo de almoço, por exemplo.

04. Quais os principais benefícios da prática?
R: Os benefícios são muitos, mas dentre eles podemos citar melhora cardio-pulmonar, fortalecimento muscular, ganho de equilíbrio, desenvolvimento da flexibilidade e aumentos na capacidade de concentração, autoconfiança, disposição e bem-estar.

05. Existe algum risco de lesão?
R: A prática desenvolvida em aula é de baixo impacto e controlada pelo professor, que atende as necessidades e capacidades individuais dos alunos. O risco é mínimo, se trabalhado junto ao professor.

06. Tem alguma idade limite?
R: Não há idade mínima nem idade máxima. Como os exercícios são propostos de acordo com a capacidade de cada aluno, é possível que a faixa etária possa variar de crianças pequenas até a terceira idade.

07. Existe algum material usado em aula?
R: Além do aparelho de som, com músicas que auxiliam o relaxamento, usamos também outras ferramentas de treino para trabalharmos todas as partes do corpo. Eles podem variar de simples canudos de papelão até mesmo o treino individual com leques e espadas chinesas (na forma de exercício, não de confronto).

08. A prática do Tai Chi ajuda a emagrecer?
R: Não diretamente, pois é um exercício mais voltado a respiração, concentração e fortalecimento muscular. Contudo, a auto-compreensão desenvolvida nas aulas auxilia para que possamos entender a nós mesmo, e assim trabalhar nossas questões que possam estar interferindo na alimentação, como ansiedade e nervosismo.

09. Existe alguma parte teórica na aula?
R: Sim, trabalhamos em algumas aulas não apenas a história e elementos próprios do Tai Chi, mas também com o que há de comum nas mais diversas filosofias, seja o auto-conhecimento ou auto-aprimoramento, trabalhando assim o corpo e a mente de maniera natural e saudável.

Ver mais fotos

Ver professor

Ver vĂ­deos