01. O que é o Taekwondo?

É uma das artes marciais mais praticadas no mundo. Na Coréia, seu país de origem, é praticado como educação física nas escolas e inclusive nas universidades.

02. Vi o Taekwondo na televisão, não é meio violento?

É importante conscientizar as pessoas de que o Taekwondo que aparece na mídia é praticado por esportistas de alto rendimento. Nossa proposta é de educação e formação, sendo, portanto, diferente do que costuma aparecer na televisão.

03. Qual a principal finalidade das turmas especiais para crianças?

Trabalhar de maneira conjunta com a família e a escola, para o desenvolvimento saudável (físico, afetivo e cognitivo) das crianças, através de uma arte marcial formadora, mas lúdica.

04. Como o Taekwondo educa?

Entendemos que a arte marcial, quando ensinada adequadamente, é um reforço valioso na formação de nossas crianças, que se apropriam dos valores, das regras e das experiências adquiridas durante a vivência do Taekwondo e ao se tornar um hábito, passam a aplicá-las em suas vidas (em casa, na escola, etc).

05. Poderia dar um exemplo?

Nas aulas todos devem cumprimentar com respeito a sala, os mais velhos e os colegas. Os alunos mais graduados são incentivados a auxiliar os mais novos. Todo o material utilizado deve ser devolvido ao seu lugar ao término da aula. No fundo, as tarefas e as regras não são diferentes das de casa.

06. A luta não vai deixar meu filho agressivo?

Não deixará. Na academia, as crianças lutam, mas não podem se encostar: quem machuca, não luta. Desta forma a luta é um exercício de aprender a ter iniciativa e confiança, mas sempre com respeito ao próximo.

07. Qual a idade recomendada para começar? E qual a duração das aulas?

As aulas têm duração de 1 hora e podem participar crianças a partir de 8 anos de idade de ambos os sexos.

08. Que atividades são realizadas durante as aulas?

Inicialmente é realizado um aquecimento lúdico e alongamento. No desenvolvimento são praticadas as atividades do Taekwondo e por fim é feito um relaxamento com um momento de discussão sobre a aula.

09. Meu filho aprenderá mais do que a lutar?

Sim, nosso currículo pedagógico é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para educação física, sendo, portanto desenvolvidas atividades para ampliar o repertório de movimentos das crianças (saltar, rolar, etc.) e temas transversais como meio ambiente, educação no transito, reeducação alimentar, etc.

10. Como a Oriente Academia acompanha o progresso das crianças?

Acompanhamos o desenvolvimento de nossos alunos através de exames práticos. Para fazê-lo, os alunos devem apresentar o boletim escolar e um questionário comportamental preenchido pelos pais.

Ver mais fotos

Ver professor

Ver vĂ­deos